Páginas

sábado, 17 de dezembro de 2011

Filhotes de urso pardo

Ursinhos pardos lutam. A fêmea dá cria dentro da toca enquanto hiberna no inverno. Os pequenos animais se dedicam a mamar o leite materno e, quando chega a primeira, estão bastante fortes para acompanhá-la para fora de casa e brincar. Permanecem sob a proteção feroz da mãe por até três anos.

Filhotes inteligentes

Filhote de hiena na África. Brincar é uma parte importante do desenvolvimento de qualquer animal inteligente e as hienas são predadores altamente inteligentes, mais até que os leões. Alguns cientistas indicam que as hienas são quase tão astutas quanto os grandes símios.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Luta de brinquedo

Esses jovens tigres brincam de lutar dentro d'água. A brincadeira de luta eles desenvolvem coordenação e musculatura, boa preparação para as habilidades de caça necessitarão para sobreviver. Aos dois meses de idade já são levados pela mãe para o local de matança; aos seis meses, começam a aprender com ela a caçar, ficarão independentes por volta dos 15 meses de idade.

Pequenos linces

Par de filhotes de lince. Os adultos acasalam no final do inverno e na primavera as fêmeas dão a luz de dois a quatro filhotes. Em seu primeiro inverno as crias permanecem com amãe, aprendendo com ela e desenvolvendo habilidades de sobrevivência.

Para ver o mundo

Os filhotes de lince mamam até 2 meses de idade;
após o desmame passam a dieta carnívora. Acompanham a mãe durante as expedições noturnas de caça, aprendendo a caçar e matar por conta própria.

Expectativa de vida

Os filhotes de lince ficam independentes da mãe entre 10 e 12 meses. Na mata, esses felinos vivem até 12 anos, mas muitos morrem antes. Em cativeiro podem alcançar vinte a poucos anos.

Viver perigosamente

Filhote de guepardo com semanas de nascimento. A fêmea tem de 1 a 5 filhotes que precisam aprender depressa as táticas de sobrevivência e de caça. Infelizmente, o índice de mortalidade da espécie é muito
alto -- durante as primeiras semanas até 90% dos filhotes de guepardos são mostor por leões, hienas e águias.

Estabelecer uma hierarquia

Leões "quase-adultos" brincando. A brincadeira de lutar permite treinar habilidades de caça que no devido tempo servirão para estabelecer a posição deles no bando.

Aprender a caçar

Filhote de leopardo brincando com a mãe. As ninhadas de leopardos podem conter até sete indivíduos, porém consistem na maioria em um ou dois filhotes cegos e peludos. Eles começam a acompanhar a mãe com um mês e meio, aprendendo com ela a caçar.

Pescaria de cupins

Os chimpanzés estão entre os poucos animais que fazem e usam ferramentas. Aqui uma mãe chimpanzé está pegando cupins do cupinzeiro. O filhote aprenderá com a mãe essa habilidade.

Líderes femininas

Jovens elefantes africanos brincam juntos. Os filhotes de elefante gostam de jogos e diversões, e brincando aprendem sobre a manada e o ambiente. As fêmeas de elefante mais velha, chamada matriarca.Ela conduz o grupo, geralmente composto de suas irmãs, filhas e primas. Todas elas se ajudam entre si no cuidado e na educação dos jovens.